O senador Magno Malta (PL-ES) voltou a protagonizar declarações polêmicas nesta quarta-feira (23), ao comentar a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista concedida à imprensa na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, onde visitava o ex-presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar classificou o ministro como uma “carcaça” e afirmou que “há uma entidade de alta patente em uma mente de psicopata” por trás de suas decisões.

A crítica se deu no contexto das medidas judiciais impostas a Bolsonaro no âmbito das investigações conduzidas pelo STF. O ex-presidente está usando tornozeleira eletrônica e foi proibido de utilizar redes sociais, inclusive de forma indireta, por meio de terceiros.

As determinações fazem parte de inquérito que apura a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, acusado de buscar sanções contra o Brasil e autoridades do Judiciário.

“Alexandre de Moraes é só uma carcaça, gente. Pelo amor de Deus! Ali dentro tem uma entidade de alta patente em uma mente de psicopata. Não tem perspectiva. É uma tragédia anunciada. É confiar em Deus, que venha do alto”, disparou o senador.

As restrições ao ex-presidente foram reforçadas por despacho do próprio ministro, publicado na terça-feira (22), após questionamento da imprensa. No documento, Moraes esclarece que a proibição de uso das redes sociais também abrange transmissões, retransmissões ou divulgação de áudios, vídeos e entrevistas, mesmo que realizadas por terceiros em plataformas digitais.

A defesa de Bolsonaro, por sua vez, sustenta que ele não descumpriu qualquer ordem judicial e que não tem controle sobre conteúdos publicados por outras pessoas. Ainda assim, o ex-presidente manifestou preocupação em conceder entrevistas, temendo que isso possa ser interpretado como descumprimento da medida cautelar.

Indagado sobre possíveis soluções para a situação enfrentada por Bolsonaro, Magno Malta foi direto: “Não há”. Para o senador, a única saída é confiar “na intervenção divina”.